Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Alteração na Lei 9099/95 para os Juizados Especiais Criminais

Lei 13.603 de 09 de janeiro de 2018

há 6 anos

Altera a Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, para incluir a simplicidade como critério orientador do processo perante os Juizados Especiais Criminais.

O Presidente da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Esta Lei altera o art. 62 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências, a fim de incluir a simplicidade como critério orientador do processo perante os Juizados Especiais Criminais.

Art. 2º O art. 62 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possível, a reparação dos danos sofridos pela vítima e a aplicação de pena não privativa de liberdade." (NR)

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de janeiro de 2018; 197º da Independência e 130º da República.

MICHEL TEMER

Torquato Jardim

Gustavo do Vale Rocha

Fonte: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=355276

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações143
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13279
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alteracao-na-lei-9099-95-para-os-juizados-especiais-criminais/534662134

Informações relacionadas

Thiago Luiz Passarine, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Administração Pública: os atos, competência, forma, elementos, dentre outros, além da improbidade administrativa.

Harrisson Poggio, Advogado
Artigoshá 9 anos

Os Poderes da Administração Pública

Da organização politico adminstrativa das competência da união, estados e municipios

Matheus H Mojon, Advogado
Artigoshá 4 anos

Medidas Protetiva no ECA

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Assim, fica dificil prender quem merece. continuar lendo

Obrigado por abrilhantar esta Biblioteca Jurídica. Abraço Doutora. continuar lendo

agradecendo e cumprimentado pela publicação, anoto:
Simplicidade: é o menor uso de "assessorias e conciliadores julgando, atuando como se fossem os que podem assinar sentenças", via de regra mal preparados, claudicantes,protetores do próprio em,prego ou do "politicamente conveniente".
Simplicidade : Também é , o menor uso do "juridiquês" e a valorização do plenamente inteligível aos níveis de "educação" e alfabetização do brasileiro da atualidade.
Economia processual: leia-se o fim de "turmas recursais" e tantos "entendimentos". Há que ler-se,também , que o advogado deve trabalhar pelos honorários mais rapidamente em sua conta bancária, porque clientes,na verdade, não gostam de idas e vindas, coisas intermináveis e "se perdem" chamam advogado de burro e ladrão porque ainda cobrou. E , "se ganham", chamam de "explorador".Isso é fato, realidade.
Sempre que possível, a reparação dos danos sofridos pela vítima e a aplicação de pena não privativa de liberdade: é Nao negar-se a fazer o ofensor do Direito pagar algo significativo ao ofendido e mais uma aplicação de sanção que reverta em favor do ofendido e/ou do Estado.
Enfim, mais justiça e menos procrastinação e atos claudicantes no âmbito do judiciário.
A mentalidade de 'funcionário público"e da"elitização"presumida por quem trabalha no judiciário é algo alarmante. Nas polícias o caminho é semelhante e muitos,senão a maioria," se formou em Direito ".Ah, que tristeza! Junte-se a isso a inerente prepotência gerada pela estabilidade e pelo princípio de"funcionário público no exercício de suas funções"e tente administrar esses elementos com ares de"mediadores"ou"conciliadores",funções usurpadas da Lei 9.307/96 ,a maioria absoluta sem a menor base intelectual e/ou experiência cognitiva de vida! Imaginem !
Muito obrigado pela atenção ao lerem minha postagem.
Vamos trabalhar isto! continuar lendo

Emendando:
meus comentários incluem sobre a "novidade" ,redundante, que, os Juizados Especiais foram criados com estas características mas, os eruditos do judiciário foram "criando doutrinas e decisões" que travaram o princípio básico dos JEC. continuar lendo

O que ele quer dizer simplicidade? continuar lendo