Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Juíza de Campinas diz que réu não parece bandido por ser branco

Magistrada escreveu que suspeito "não possui estereótipo de bandido" por ter "pele, olhos e cabelos claros"

há 5 anos

A juíza Lissandra Reis Ceccon, da 5ª Vara Criminal de Campinas, escreveu em uma sentença que um acusado de latrocínio "não possui estereótipo de bandido" por ter "pele, olhos e cabelos claros". Ela fez a afirmação ao relatar o depoimento de familiares da vítima, que disseram ter reconhecido o suspeito facilmente porque ele não seria igual a outros bandidos.

O réu foi condenado em 1ª instância, em 2016, a 30 anos de prisão. Uma imagem da sentença começou a circular entre advogados de Campinas há uma semana, com críticas à postura supostamente racista da juíza. O processo corre em segredo de Justiça. A condenação foi por um caso de latrocínio ocorrido em 2013 o réu atirou em um homem e em seu neto.

A parte do processo ao qual o ACidadeON Campinasteve acesso fala sobre o réu ter sido reconhecido por uma das vítima sobreviventes e uma testemunha (a filha), sem hesitação de ambas. Essa testemunha uma mulher - tem o depoimento ressaltado pela juíza por tê-lo considerado "forte e contundente". A juíza afirma que a mulher disse que o réu, ao sair da caminhonete para atirar contra as vítimas, olhou nos olhos de uma delas que sobreviveu.

A magistrada, então, diz que o réu não seria confundido pela testemunha, uma vez que não possui o "estereótipo padrão de bandido", comprovando, portanto, que seria de fato ele a cometer o crime. O réu negou a autoria do crime e alega inocência.

O QUE DIZ O TJ

Em nota oficial, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) disse que não poderia se posicionar sobre a argumentação da juíza. "Trata-se de uma ação judicial na qual há a decisão de uma magistrada. Não cabe ao Tribunal de Justiça de São Paulo se posicionar em relação aos fundamentos utilizados na decisão, quaisquer que sejam eles. A própria Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), em seu artigo 36, veda a manifestação do TJ-SP e da magistrada."

O TJ-SP orientou ainda que quem se sentir prejudicado deve procurar os "meios adequados para a solução da questão". A nota também afirma que a Corregedoria Geral da Justiça "está sempre atenta às orientações necessárias aos juízes de 1ª instância, sem contudo interferir na autonomia, independência ou liberdade de julgar dos magistrados."

A reportagem insistiu para que tivesse contato com a juíza Lissandra Reis Ceccon. O TJ, porém, reafirmou que ela não poderia se manifestar pois também é impedida por lei e, caso o o fizesse, perderia o direito de atuar no processo. O Tribunal, no entanto, assegurou que deu ciência a ela sobre a reportagem.

Fonte: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1407567,juiza+de+campinas+diz+que+reu+n...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações143
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2317
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-de-campinas-diz-que-reu-nao-parece-bandido-por-ser-branco/681589235

Informações relacionadas

Thor Batista é absolvido por atropelamento de ciclista

Consultor Jurídico
Notíciashá 5 anos

Juíza de Vara Criminal diz que réu não parece bandido por ser branco

Simone Figueiredo, Advogado
Artigoshá 10 anos

Poderes do juiz e princípio da imparcialidade

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Cesare Lombroso e a teoria do criminoso nato

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 7 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Criminal: APR XXXXX-06.2010.8.13.0313 Ipatinga

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O preconceito é óbvio nas palavras tanto da testemunha como da Juíza! Lamentável ainda existir esse tipo de situação, principalmente num Juizado. continuar lendo

Gostaria muito de saber a opinião dos demais usuarios do jusbrasil, no entanto vou deixar a minha primeiro.

Normalmente essa frase poderia sim ser considerada racista lançada fora de contexto, mas devemos observar a situação como um todo e meu parecer é que essa foi a fundamentação da magistrada imbuída de suas prerrogativas, talvez de forma equivocada. Algo como "A descrição da testemunha quanto ao suspeito foge do estereótipo da figura do bandido, dessa forma dificilmente a testemunha poderia confundir o réu, ficando gravadas as informações impares de um criminoso de pele, cabelos e olhos claros". continuar lendo

Fundamentos esses muito confusos.
Recentemente li um novo julgamento dessa mesma juiza.
Faltou muita interpretação para a sentença final.

Duas pessoas foram detidas no mesmo local com a mesma suspeita. Uma branca sem nenhuma passagem e outra negra com passagem já pagas segundo a legislação.

Para a pessoa branca, além de se incluído nos autos as alegações corretas da pessoa, foi dada a liberdade ao mesmo. Já para o negro, no auto do processo além de não ter sido considerado o que foi dito (que ele era um cliente do estabelecimento, ainda por cima a mesma juiza nos autos informou que o mesmo estava em posse do conteudo que ora informado no processo. No entanto, em uma ótima leitura do processo e do que foi dito da parte contraria, o conteudo foi encontrado dentro do bar onde o branco dizia que estava fazendo bico e o negro se disse cliente.

O branco que fazia bico dentro do estabelecimento foi liberado já o que não possui tão boa aparência foi julgado a 7 anos. Tamanha incoerência e falta de respeito com os cidadães. Em um mundo tão evoluido ainda vemos pessoas magistradas não fazendo de certo o seu trabalho de forma correta o que pode destruir novamente a vida de uma pessoa.

Nada em posse, policiais corruptos, e nada foi incluido no auto em favor de uma dos reus.

Os que deveriam zerar pela lei são mais corruptos do que os que fazem o errado. continuar lendo